Por Thaisa Carla,Aluna do 2° ano do ensino médio da Escola Porto Digital.
O ensino dos jovens hoje em dia visa, principalmente, o seu ingresso no mercado de trabalho e facilitar o reconhecimento das coisas simples de nosso cotidiano, como textos e gráficos. Além desses fatores o programa NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) também incentiva a pesquisa como forma de aguçar a curiosidade e formar adultos mais interados.
Um projeto do instituto Paulo Montenegro, o NEPSO é um estimulo a qualquer jovem. Ele promove a interação de alunos e professores, mistura várias ciências acadêmicas com o objetivo de tornar a aprendizagem fácil e divertida através da pesquisa de opinião.
O projeto se inicia em uma escola, pública ou particular, os alunos têm o dever de escolher um tema, elaborar as perguntas e aplicar um questionário “teste” dentro do colégio. Quando todas essas etapas estiverem cumpridas chega, enfim, a hora da pesquisa em campo. Os alunos saem à rua para saber a opinião de seu público alvo, também escolhido em sala. Depois disso chega a hora do tabulamento, para isso, os alunos costumam contar com a ajuda do professor de matemática facilitando assim a interdisciplinaridade e aplicação da matemática no nosso dia-a-dia.
Hoje em dia o NEPSO é conhecido na maioria dos estados brasileiros, com dezenas de escolas envolvidas, inclusive o Porto Digital, e no exterior, marcando presença em outros 4 países. É uma experiência única de aplicar a pesquisa como forma de aprendizado e de aproximação entre as relações aluno-professor e aluno-aluno, além de nos fazer compreender mais os assuntos que nos interessam e o ambiente a nossa volta.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
NEPSO
Postado por Escola Porto Digital às 09:09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Ser um estudante nesta nova geração é descobrir algo de novo e escondido, pelo menos nas informações que passam por nos e nem percebe-los. o texto proposto por minha amiga thaisa é a pura verdade do que não estudantes esperamos desta nova experiência que é adentra um mundo de milhões de que temos que desvendar.
Reuel gomes
Membro da comição de comunicação.
Postar um comentário